BTG/FSB: Lula mantém liderança, com 45% dos votos. Bolsonaro tem 35%

26 set 2022 - Brasil - Mundo

O Instituto FSB Pesquisas, contratado pela BTG Pactual, publicou, nesta segunda-feira (26/9), pesquisa eleitoral de candidatos à Presidência da República. De acordo com o levantamento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu 45% das intenções de voto, enquanto o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) apresenta 35%.

Em comparação com a pesquisa divulgada em 19 de setembro, o cenário demonstra estabilidade. Na última sondagem, Lula estava com 44%, e oscilou um ponto dentro da margem de erro. Bolsonaro, por sua vez, manteve 35%. O cenário considerado é o estimulado, no qual os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores.

Ciro Gomes (PDT) está em terceiro lugar e manteve os 7%. Já Simone Tebet (MDB) apresenta 4% das intenções de voto — a emedebista oscilou um ponto para baixo, dentro da margem de erro. Soraya Thronicke (União) e Felipe D’Ávila (Novo) têm 1% das intenções de voto.

Os demais candidatos não pontuaram. Voto nulos ou em branco somam 4%. Os entrevistados que não sabem ou não quiseram responder totalizam 2%.

Para a pesquisa, o instituto entrevistou 2 mil eleitores, por telefone, entre os dias 23 e 25 de setembro de 2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no TSE sob o protocolo BR-08123/2022.

Cenário espontâneo

No cenário espontâneo (no qual os nomes não são apresentados aos entrevistados), apenas o petista oscilou dentro da margem de erro. Lula subiu de 42% para 44%, em relação ao levantamento de 19 de setembro. Já Bolsonaro manteve os 34%.