Lula promete reunião com governadores para discutir pacto federativo

24 ago 2022 - Brasil - Mundo

O ex-presidente e candidato à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou nesta terça-feira (23/8) que, caso eleito, pretende fazer uma reunião com governadores na primeira semana de governo para rediscutir o pacto federativo.

“Na primeira semana depois da posse, quero ter uma reunião com os 27 governadores para que a gente reestabeleça o pacto federativo neste país”, disse Lula durante o evento que promete a retomada do programa Minha Casa Minha Vida.

“É importante passar para a sociedade a ideia de que governadores e presidente da República não serão inimigos. Eles serão parceiros na construção daquilo que interesssa ao povo brasileiro.”

Lula também disse que, nessa reunião, cada governador deverá apresentar até quatro projetos importantes de infraestrutura para seu estado. “Nós pretendemos anunciar um grande programa de infraestrutura já no mês de janeiro e anunciar a volta do Minha Casa Minha Vida”, ressaltou.

Após o evento, Lula participou de uma reunião privada com empresários do setor da construção civil.

Durante seu mandato, Jair Bolsonaro (PL) foi alvo de polêmicas por fazer constantes críticas aos governadores e prefeitos. Os ataques foram voltados principalmente às medidas de restrição instituídas durante a pandemia pelos administradores.