Paraíba manifesta interesse em ingressar no novo Sistema de Inteligência da ABIN

4 dez 2023 - Destaques

A Paraíba manifestou interesse em ingressar no novo Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin). A intenção foi anunciada pelo governador João Azevêdo (PSB), na semana passada, durante reunião com o superintendente da ABIN na Paraíba, Alexandre Carreira, na Granja Santana.

No encontro, Carreira apresentou as mudanças implementadas no Sisbin por meio do Decreto nº 11.693/2023, publicado em 6 de setembro de 2023. O documento define as novas categorias de órgãos participantes do Sistema: órgão central (representado pela ABIN), órgãos permanentes, dedicados, associados e federados. Os órgãos federados referem-se à possibilidade de instituições estaduais e municipais fazerem parte do Sisbin.

De acordo com o governador, é importante que a Paraíba seja um dos primeiros estados a aderir ao Sistema para que possa contribuir ativamente com o processo de aprimoramento da Inteligência.

Já o secretário estadual de Segurança e Defesa Social, Jean Nunes, ressaltou que há muito tempo se discute a necessidade de uma maior integração na área de Inteligência estratégica no Brasil. Para o gestor, o novo momento do Sisbin permitirá elevar o nível de cooperação entre os entes federativos resultando em um melhor assessoramento aos tomadores de decisão.

O compartilhamento de informações no âmbito regional e os diversos temas acompanhados pela ABIN – como mudanças climáticas, transição energética, setores estratégicos e segurança pública – também foram discutidos.

MaisPB