Piauí tem 29 casos investigados, 44 notificados e dois positivos da varíola dos macacos

19 ago 2022 - Nordeste

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou que nesta quinta-feira (18) que 29 casos de varíola dos macacos, transmitida pelo vírus monkeypox, estão sendo investigados no Piauí. O estado tem 44 casos notificados e duas pessoas positivadas para a doença.

Segundo Amélia Costa, coordenadora de epidemiologia da Sesapi, dos 44 casos notificados, 42 são de pacientes do Piauí e dois de outros estados. Parnaíba e Teresina foram as cidades que mais registraram notificações.

“Em Parnaíba foram cinco notificações, sendo dois descartados, e 14 casos notificados em Teresina. Dos 224 municípios, temos 20 com notificação de casos. Nossa preocupação é intensa, porque os exames não são realizados no estado do Piauí, mas na Fiocruz, no Rio de Janeiro”, destacou Amélia Costa.

Primeiro caso confirmado em Teresina

A cidade de Teresina registrou o primeiro caso de varíola dos macacos nessa quarta-feira (17). Trata-se de um jovem de 26 anos, que teve contato com uma pessoa infectada no Rio de Janeiro.

O paciente apresentou febre, dor muscular e íngua. Uma semana após os primeiros sintomas ele procurou a Unidade Básica de Saúde do Satélite, Zona Leste da capital, e segue o tratamento em domicílio.

“A coleta foi feita no início do mês. A Fundação Municipal de Saúde vai monitorar as pessoas que tiveram contato com este paciente. Mais 10 casos suspeitos são investigados na capital”, informou o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque.