Universitários potiguares desembarcam no Brasil após deixar Israel durante conflito

16 out 2023 - Nordeste

Dois estudantes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) que estavam participando de um intercâmbio acadêmico em Israel desembarcaram na tarde deste sábado (14) em Fortaleza, no Ceará.

Eles foram repatriados em um dos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) que está auxiliando na saída de brasileiros do país. Os dois devem chegar ainda neste sábado em Mossoró, no Oeste potiguar.

Francisco das Chagas Barbalho Neto, de 23 anos, é estudante de Biotecnologia, e Roosevelt de Araújo Sales Júnior, de 29 anos, está no segundo ano do doutorado em Ciência Animal. Ambos estavam em Hatzeva, localidade próxima a Tel Aviv, desde o dia 2 de outubro, onde participavam de um período de intercâmbio na comunidade israelense.

Os estudantes deixaram Israel em um avião da FAB que decolou nesta sexta-feira (13) e pousou às 3h da manhã deste sábado no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro. Este voo trouxe 207 brasileiros que estavam no país e se inscreverem na lista para repatriação.

Do Rio de Janeiro, eles pegaram um voo comercial para Fortaleza, no Ceará, onde pousaram na tarde deste sábado (14). Da capital cearense, Francisco e Roosevelt irão retornar de carro para Mossoró.

Guerra em Israel

O clima é de guerra em Israel há oito dias. No sábado (7), o grupo terrorista Hamas lançou foguetes contra cidades israelenses a partir da Faixa de Gaza, enquanto homens armados invadiam o território israelense por terra, ar e mar. Em seguida, os israelenses revidaram e declararam estado de guerra.

O ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, chegou a dizer que a Faixa de Gaza pagaria um “preço pesado, que vai mudar a realidade de gerações”.

Em Natal, um grupo de 13 potiguares desembarcou no tarde de quinta-feira (12) no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. Os viajantes estavam em Israel para cumprir uma peregrinação religiosa e foram surpreendidos pelo conflito no país.