Alerta! FEBRE OROPOUCHE: entenda a doença que acende o alerta para grávidas e pode causar microcefalia em bebês

21 jul 2024 - Notícias / Destaques

No último dia 12 de julho, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou o primeiro caso da febre oropouche na Paraíba. O paciente, um homem de 34 anos, morador de João Pessoa, procurou atendimento médico ao apresentar sintomas semelhantes aos da dengue, depois  de ter voltado de uma viagem ao estado de Pernambuco. O diagnóstico para a febre foi confirmado por meio de exame realizado no Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB).

Recentemente, o Ministério da Saúde emitiu uma nota técnica recomendando vigilância intensificada para a transmissão do vírus oropouche, com atenção redobrada para mulheres grávidas, devido a possibilidade de passar da mãe para o bebê durante a gestação. Pesquisadores do Instituto Evandro Chagas identificaram evidências de transmissão do vírus. Essa forma de transmissão, chamada de vertical, foi observada em casos de bebês com microcefalia.

A febre oropouche é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus oropouche, um arbovírus transmitido principalmente por mosquitos, o mosquito maruim — também chamado de “muruim” —, comum no território paraibano. A transmissão ocorre por meio dos mosquitos infectados.

FONTE:polemicaparaiba