Censo 2022: mais da metade da população brasileira vive no litoral

21 mar 2024 - Brasil - Mundo

O último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que mais da metade da população brasileira vive próxima do litoral. Por outro lado, menos de 5% dos brasileiros estão próximos da fronteira com outros países.

Nesta quinta-feira (21/3), o IBGE divulga dados de quantidade de moradores e domicílios, coletados no último censo em 2022, organizados a partir do território brasileiro.

De acordo com os mapas divulgados pelo IBGE, em 2022 havia 111,27 milhões de pessoas concentradas em uma faixa de 150 quilômetros a partir do Oceano Atlântico. Isso representa 54,8% da população do país.

Já em uma faixa de mesma distância na fronteira com outros países, estão concentradas 9,4 milhões de pessoas, o que representa apenas 4,6% dos habitantes do Brasil.

Analista do Censo do IBGE, Fernando Damasco diz que a maior ocupação nas proximidades do litoral reflete questões históricas associadas à formação do território brasileiro.

O Metrópoles preparou mapas que mostram a disposição de habitantes e domicílios por distritos em cada estado e DF.

Clique e veja:

Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraíba
Paraná
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro

Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
São Paulo
Sergipe
Tocantins

Pessoas por domicílio
Os dados divulgados nesta quinta mostram de forma geográfica a distribuição de pessoas e domicílios pelo território nacional, além de algumas informações mais específicas, como a média de pessoas morando em um mesmo local.

Distrito indígena na cidade de Barra do Garças, no Mato Grosso, Toricueije possui a maior média de moradores por domicílio do Brasil. São 6,63 pessoas por moradia, enquanto a média nacional é de 2,79 moradores por domicílio.

Detalhes do DF
Uma das unidades da federação que mais se destacou no mapa do IBGE foi o Distrito Federal. Os pesquisadores do instituto dividiram todo o DF em setores censitários, que permitem ver de forma detalhada a disposição de moradores e domicílios.

A partir disso foi possível observar que o setor onde fica o Complexo Penitenciário da Papuda, no Jardim Botânico, é o com a maior concentração de pessoas do país, com 10.163 moradores.

Também foi possível observar que a região de Ceilândia possui a maior concentração de pessoas do DF. Já a área do Plano Piloto tem a menor média de moradores por domicílio.

 

Maistvdenois

 

Fonte: Metrópoles.