Concurso Unificado: 512,6 mil não pagaram inscrição. Veja outros dados

23 fev 2024 - Brasil - Mundo

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, apresenta nesta sexta-feira (23/2) os dados consolidados e detalhados das inscrições no Concurso Público Nacional Unificado.

Um total de 2,6 milhões de pessoas realizaram inscrição, mas 512,6 mil não pagaram a inscrição ou não pediram isenção de taxa. Mais da metade das inscrições válias (56%) são de candidatas mulheres.

O prazo para pagamento das incrições acabou na última sexta-feira (16/2), mas a compensação bancária dos boletos não acontece de imediato. Apenas candidatos com o pagamento quitado poderão fazer a prova. Os candidatos isentos de taxas, por questões sócio-econômicas, já estão incluídos no número total de inscritos.

Dados parciais, divulgados no começo da semana, já indicavam que mais de 2 milhões de candidatos participam do certame, fazendo dele o maior concurso da história brasileira.

Enem dos concursos
Chamado informalmente de “Enem dos concursos“, o certame unificado prevê a seleção de 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais. As inscrições foram abertas em 19 de janeiro e se encerraram no dia 9 de fevereiro deste ano.

As provas vão acontecer no dia 5 de maio em 220 diferentes cidades em todos os estados e Distrito Federal.

O resultado das provas objetivas e preliminares será divulgado na data de 3 de junho. Já o resultado definitivo vai ser anunciado em 30 de julho. Por fim, a convocação para a posse dos aprovados deve acontecer em 5 de agosto.

 

 

Maistvdenois

 

Fonte: Metrópoles.