Dino recusa festa bancada por associações para comemorar posse no STF
15 fev 2024 - Brasil - MundoPrestes a tomar posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino recusou as tradicionais festas de homenagem ao novo magistrado oferecidas por associações. O ex-ministro da Justiça de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) optou uma comemoração discreta. Ainda está em negociação se uma possível festa será realizada dentro da Corte, após ato de posse, a ser realizado em 22 de fevereiro.
Geralmente, as pomposas festas são ofertadas pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), com a contribuição dos associados para forma de custeio. Na posse de Cristiano Zanin, os ingressos da festa, em casa luxuosa no Distrito Federal, chegaram a R$ 900.
Como Dino foi juiz federal e presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), a entidade também chegou a sugerir ao futuro ministro que gostaria de organizar a homenagem. No entanto, Flávio Dino agradeceu e optou por não aceitar.
No fim de janeiro, ao ter sua data de posse publicada no Diário Oficial da União (DOU), Dino comentou na rede social X, antigo Twitter: “Agora é oficial. Conforme publicação de hoje, estou de mudança para novo endereço, no qual continuarei a ser um dedicado servidor público, com muita honra”.