“Não neguem os sintomas do corpo”, diz Fernanda Gentil após paralisia

27 fev 2024 - Variedades

Um susto após o Carnaval, com paralisia parcial do rosto, levou Fernanda Gentil a fazer um desabafo no seu canal do YouTube. A apresentadora aproveitou o quadro Café com resenha para alertar seus fãs sobre o problema de saúde, e detalhou os sintomas e tratamento.

No vídeo, ela contou que começou a perceber alguns sintomas na noite de quinta-feira (15/2) após o Carnaval, quando foi buscar o filho no aeroporto: “Quando ele chegou, eu obviamente agarrei ele, abracei, beijei, espremi, comecei a dar vários beijos de saudade e senti que fiquei com a boca meio dormente. Passou aquela euforia toda, esqueci, distrai”, relatou.

Com a quantidade de compromissos, Fernanda Gentil acabou deixando os sinais pra lá e, no dia seguinte, ao visitar seus afilhados, sentiu novamente o rosto estranho. Ao chegar em casa, ela tomou uma decisão: “Comecei a mandar vários beijos, só fazendo o movimento e não saia, a boca não firmava, sabe? Aí, comecei a noiar, alguma coisa não estava respondendo como deveria”, contou, antes de completar:

“Me tranquei no banheiro, na frente do espelho e fiquei fazendo uns movimentos com o rosto, careta, beijo, piscando o olho. Percebi que o lado da esquerda, que era justamente o que estava incomodando a minha boca, não estava correspondendo com o lado da direita. Os movimentos que o meu lado direito fazia, o esquerdo não acompanhava”, disse.

Foi nesse momento que a jornalista resolveu contar para a esposa, Priscila Montandon, e ligar para o médico, que fez alguns exames pelo telefone e descartou AVC ou qualquer outro problema neurológico.

No dia seguinte, Fernanda Gentil foi até o hospital e fez uma bateria de exames. Somente dois dias atrás, ela teve a resposta de seu médico, mesmo sem o laudo final: estava com paralisia de Bell.

“A notícia ruim é que não tem uma origem certa do que pode causar, tem várias opções. Estresse pode ser uma delas, rotina intensa, falta de descanso, mas também é uma possibilidade o vírus da herpes, que eu tenho [no meu corpo]. Pra complicar ainda mais, pode dar uma vez na vidae nunca mais, pode ter sequelas ou não”, desabafou.

A apresentadora, então, explicou o motivo de estar contando tudo para os fãs: “É para alertar vocês a ouvirem muito os sinais do corpo de vocês. Não silenciarem nada, não negarem nada, fingirem que não estão vendo. Até porque fingir que não tá vendo não vai eliminar o problema, só vai aumentar”, afirmou.

E seguiu com seus conselhos: “Então se você tem uma coisa que você acha que não está legal, vai procurar uma ajuda, uma orientação médica, para você investigar e até tirar isso do radar. Não neguem os sintomas do corpo, fiquem atentos: se encostar, se olhar, mexer tudo, apalpar pra ver se está com dor ou caroço. Tirem um tempo para vocês na frente do espelho, façam caretas. Mulheres, encostem nos seios, pepeca. Homens se apalpem também, costela, braço, perna, p*ru”, detalhou.

Fernanda Gentil foi ainda mais direta com seus seguidores: “Mexam em vocês porque essa é melhor forma de prevenção: a gente se conhecer e se ouvir”, declarou. E encerrou falando sobre os cuidados que está tendo a partir do diagnóstico: “Estou em tratamento, tomando corticoide, remédio da herpes em doses muito altas, fazendo fisioterapia e ainda estou com a paralisia”.

 

Maistvdenois

 

Fonte: Metrópoles.