Operação de combate à violência contra a mulher é lançada na Paraíba

4 mar 2024 - Destaques

Até o dia 29 de março, a Operação Átria vai atuar no combate e prevenção de crimes contra a mulher em razão de gênero, na Paraíba. A iniciativa, lançada na última sexta-feira (01) pela Secretaria da Segurança e da Defesa Social, abre a programação do mês da Mulher e faz parte do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Durante a operação, serão intensificadas a apuração de denúncias, instauração de inquéritos policiais, os atendimentos às vítimas de violência doméstica e cumprimento de mandados de prisão de agressores, além da busca por suspeitos e foragidos da Justiça por feminicídio, violência física, psicológica, patrimonial, moral e sexual contra mulheres.

A ação será executada de forma integrada entre os órgãos operativos da segurança pública (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto de Polícia Científica) com apoio dos três Centros Integrados de Comando e Controle (CICC), em parceria com outras instituições.

Além disso, a iniciativa vai promover atividades de conscientização sobre os crimes provocados por conta do gênero e intensificar a divulgação da rede de apoio das mulheres que estiverem em um ciclo de violência.

A Átría é a principal estrela da constelação denominada “Triângulo Austral” do hemisfério estelar sul. Tem coloração alaranjada e consta na bandeira do Brasil. Em alusão à posição de destaque da estrela, o nome dado à operação ilustra a ideia de reposicionar mulheres agredidas, retirando-as da condição de vítima e as devolvendo ao seu lugar.

Portal Correio