Professor lança livro sobre a cultura e identidade de cidade potiguar, a partir de crônicas, memórias e relatos históricos
29 fev 2024 - VariedadesUm livro cheio de vida e diversidade, intitulado “Terra de Bom Jesus: a cultura, a fé e o povo de Luís Gomes”, foi lançado em dezembro de 2023 pelo professor e escritor potiguar Antonio Roberto Fernandes do Nascimento, relevando a riqueza de sua terra natal a partir de crônicas, memórias, relatos e registros históricos. A obra tenta reunir e aproximar os fios do novelo temporal, que representam de forma singular as tramas novelescas, poéticas e aventureiras de Luís Gomes, uma serrania encravada nos recônditos das terras potiguares. Numa perspectiva histórica, cultural e simbólica, que atravessa uma herança e espólio de séculos, a missão é narrar e atravessar um pouco dessa diversidade antropológica, etnográfica, filosófica, empírica, folclórica e até anedótica do pequeno território, que teve como primeiro nome a Serra do Senhor Bom Jesus.
O folhetim tem uma preocupação considerável em destacar os episódios épicos e notadamente factuais e memoráveis do itinerário de Bom Jesus, mas fundamentalmente dialogar com a identidade e a cultura do povo, conferindo-lhe direito à posteridade e à memória, que por séculos foram negadas e silenciadas. De tal forma que o canto proeminente dessa produção é popular, cotidiano e coloquial, focalizando quem esteve por séculos no anonimato, apenas nos bastidores.
Nesse sobrevoo incrível, que carrega diversos pontos comuns à maioria dos municípios interioranos brasileiros, pintados de matizes modestas e rústicas, as narrativas são marcadas por muitos exemplos da vida, de figuras dramáticas e cativantes, por cenas heroicas, por lutas históricas, por comédias excêntricas, por condições humanas desafiadoras, por bravuras e medos, revelando uma cultura respaldada em resiliência, esperança, generosidade, bravura, entusiasmo, resignação e resistência.
É nesse cerne, sobretudo em face das peculiaridades, que a terra de Bom Jesus – de tanta gente inesquecível – se constituí num lugar único e tão especial, com suas raízes quilombolas, as marcas da fé nas retinas fatigadas, a marca indelével do homem pastoril e agrícola, de uma índole ordeira e modesta, de uma gente talhada a sonhar, a pulsar de forma solar, de alegria incontida, de um povo que vence, à sua maneira, as adversidades.
Autor: Antonio Roberto Fernandes do Nascimento.
Editora: OffSet Gráfica, Natal/RN.
Data de publicação: dezembro de 2023.
Maistvdenois
Da Redação – UIRAUNA;NET