Sousa, Cajazeiras e municípios do Sertão entram em alerta para risco de chuvas
2 jan 2024 - NordesteO Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta, na manhã desta terça-feira (02), com o risco de fortes chuvas para municípios localizados no entorno de Sousa e Cajazeiras para as próximas horas. Desde a madrugada de ontem, 1º de janeiro, que a região tem registrado grande índice de pancadas.
Segundo o Inmet, pode chover de 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) até esta quarta-feira (03). Há, ainda, o baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Os municípios afetados com o alerta são: Aguiar, Bernardino Batista, Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Carrapateira, Conceição, Diamante, Ibiara, Joca Claudino, Marizópolis, Monte Horebe, Nazarezinho, Poço Dantas, Poço de José de Mora, Santa Helena, Santa Inês, Santana de Mangueira, São João do Rio do Peixe, São José de Caiana, São José de Piranhas, Serra Grande, Sousa, Triunfo e Uiraúna.
Segundo boletim divulgado pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), a previsão é que tenha um aumento na quantidade de chuvas até março na Paraíba. No Alto Sertão a média do trimestre é 480,3 milímetros, e a quantidade esperada pode ficar entre 360,2 e 600,4 milímetros. Já no Sertão a climatologia do período é de 385 milímetros, podendo ficar entre 360,2 e 600,4 milímetros. A previsão para o Cariri/Curimataú no período de janeiro a março do próximo ano é de 204 milímetros, podendo ficar entre 153 e 255.
MaisPB