Tragédia no Rio Grande do Sul faz CBF adiar partidas

2 maio 2024 - Variedades

A CBF anunciou na noite dessa quarta-feira (1º/5) o adiamento de todas as partidas do Campeonato Brasileiro envolvendo clubes do Rio Grande do Sul, como mandante ou visitante. A decisão foi tomada por conta das fortes chuvas que atingem o estado, até o momento, foram contabilizadas 13 mortes por conta da situação climática.

A medida é válida para todas as competições e divisões do futebol brasileiro. A CBF já havia adiado o confronto entre Internacional e Juventude, que seria realizada nessa quarta pela 3ª fase da Copa do Brasil no Beira-Rio.

Além deste confronto, sofreram alterações os jogos envolvendo times gaúchos pela 5ª rodada do Brasileirão. Cruzeiro e Internacional, que aconteceria no sábado (4/5), Grêmio e Criciúma, marcada para o domingo (5/5), Juventude e Atlético-GO, na segunda (6/5), foram adiados. Além destes, dois jogos envolvendo o Internacional feminino e sub-20 também terão que ser remarcados.

A Federação Gaúcha também alterou as datas da rodada da divisão de acesso do Campeonato Gaúcho.

Segundo o boletim da Defesa Civil desta quinta-feira (2/5), cerca de 130 municípios do Rio Grande do Sul foram atingidos pelas fortes chuvas. Ao todo, são 5,2 mil pessoas desalojadas e 21 desaparecidas.

“Em virtude das fortes chuvas no Rio Grande do Sul e da previsão de novos eventos climáticos severos, a CBF informa que adiou todas as partidas marcadas no Estado e envolvendo equipes gaúchas na condição de visitante até segunda (6) em todas as competições e divisões do futebol brasileiro.

A decisão da CBF é baseada no notório cenário de emergência em todo o Estado, ratificado em ofícios enviados pelo Governador e pelo Chefe da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul. A CBF entende que a prioridade de momento é o atendimento à população e de solidariedade.

A CBF, em sua condição de entidade nacional de administração do futebol no Brasil, reitera seu compromisso com o apoio às autoridades e à população Gaúcha, e manifesta toda a sua solidariedade”

 

Maistvdenois

 

Fonte: Metrópoles.